Dentro da programação da 72ª Expofeira de Sant'Ana do Livramento/RS, Fronteira da Paz, situada a oeste 500km da capital Porto Alegre, sediou no dia 23 de outubro de 2010, a prova inédita para a fronteira, a Arena Noturna de Veloterra, no parque da Rural Augusto Pereira de Carvalho.
Os pilotos que aderiram à competição, acharam muito louvável a iniciativa do presidente da Associação Rural, César Maciel, incluindo a modalidade esportiva na Expofeira, contando para isso, com o apoio do locutor e animador Paulo Har, Motoclube Livramento e seus colaboradores.
O espaço, reservado oficialmente para provas à cavalo ou a apresentação de animais premiados na Expofeira, recebeu a 1ª edição do Arena Noturno, competição de Veloterra que fez as 3.000 pessoas presentes, vibrar e aplaudir os pilotos que apesar de varias quedas nao tiraram o brilho do espetáculo, e nem esfriou os amantes do esporte sobre rodas que, mesmo com uma temperatura de apenas 9°C na madrugada, náo arredaram o pé do local e fizeram questão de manifestar todo o seu calor humano.
Uma das atrações do evento foi a categoria Minimotos de 50cc, contando com a participação de garotos com até 10 anos e com a presença do Vice Campeão Uruguayo de Mini Cross, o garoto Matias Vargas, numeral 33, e também o vice campeão do campeonato Uruguayo na Master A, motos importadas 450cc, Beto Fernández, numeral 91, (no qual nesta noite receberam seus troféus e certificados pela conquista), ambos de Rivera.
Os pilotos atenderam o chamado e vieram do Uruguay e toda a região da fronteira, foram 5 horas de provas, tendo 175 inscrições distribuídas nas categorias: Promocional (para amadores e iniciantes); 180cc - 2 tempos; 150cc - 4 tempos; Master - 40 anos; força Livre nacional (para motos nacionais de qualquer cilindrada); 2 tempos importada; e, Força Livre Importada.
A pista da Arena começou a ser lavrada no sábado à tarde, e com a prática do Tratorista Jorge, e as dicas do piloto Salim em seguida ficou pronta e os pilotos puderam apreciar os treinos livres até o anoitecer, já mostrando ali como seria a noite, ja com grandes pegas e manobras eletrizantes.
E às 22:00 foi aberto oficialmente a Arena Noturna de Veloterra com a execução do Hino Nacional pela banda do 7º RC MEC, e o hasteamento do Pavilhão Nacional pelo Sr. Presidente da Rural Cézar Maciel.
A partir deste momento os motores começaram a roncar na abertura do evento pelas mini-motos com a gurizada do futuro, já arrancando muitos aplausos e vibração das milhares de pessoas presentes na Arena.
A lotação esgotada já nos primeiros minutos, antecipou o sucesso que seria o evento. De acordo com Paulo Har, narrador oficial do Veloterra, o público numeroso que foi até o local para assistir às provas pode ser um indício de que a velocidade poderá voltar em breve ao Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.
"É fantástivo ver todo esse povo aplaudindo, vibrando e querendo ver esse espetáculo proporcionado por alguns dos melhores pilotos do Estado e do Uruguai", disse ele.
Rumei para o parque às 14:00, vi de perto a montagem da pista, a chegada dos pilotos, treinos livres, abaixo do sol forte e muito calor, máquina na pista e enfim no final da tarde estava tudo pronto e o brilho nos olhos de Paulino Har, a espera do grande momento da abertura oficial, e me disse emocionado ao final: "o sonho realizado de anos a espera do grande momento", que com certeza a resposta veio com os pilotos e o público que assistia e apaudia de pé o espetáculo, e eu também, pois ali estive por 13 horas decorrido e no final, o cansaço era eminente mas feliz por ter participado desta festa.
Parabéns ao Paulo Har, Cézar Maciel e todos seus colaboradores e patrocinadores que acreditaram no sonho, que enfim se tornou uma grande realidade e uma grande festa inédita de Veloterra Noturno, na Fronteira da Paz.
ver fotos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário